Benefícios oferecidos aos usuários do Cadastro Único

Você já ouviu falar no Cadastro Único? Esse recurso, também conhecido como Cadúnico, é um registro muito importante para que o Governo possa oferecer maior assistência para as famílias.

Isto porque, o cadastro é requisito para a maioria dos programas sociais e benefícios oferecidos para o Governo. Existem muitas facilidades para quem tem esse cadastro.

Quem ainda não está registrado no Cadúnico, precisa se dirigir a uma unidade responsável e começar a utilizar as regalias disponíveis. Saiba quais benefícios irão ficar disponíveis para os usuários registrados:

Bolsa Família

Como mencionado, o registro no Cadúnico é um dos requisitos pra a maioria dos programas social. O mesmo pode se dizer do Bolsa Família, um programa de transferência de renda.

O beneficio social pode ser acessado por famílias que se enquadram na renda mensal estabelecida pelas duas categorias da iniciativa: a de extrema pobreza e a de pobreza.

Estando de acordo com as regras, a família deverá se dirigir a uma unidade responsável pelo programa, geralmente o CRAS.  Caso o recurso seja aprovado, os beneficiários passam a receber um auxílio mensal.

Isenção em Concurso Público

Os concursos públicos acontecem periodicamente  são responsáveis por selecionar os candidatos com determinado objetivo, seja ele de preencher uma vaga de emprego ou distribuir bolsas de estudo.

Essas provas exigem dos candidatos uma taxa de inscrição referente a participação do mesmo no concurso. Entretanto, os estudantes que estiverem registrados no Cadastro Único são isentos dessa taxa.

Na maioria dos casos, como é no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é preciso declarar a isenção um pouco antes durante o período de inscrição.

Tarifa Social de Energia Elétrica e Água Para Todos

Para os usuários do Cadastro Único está prevista a liberação de dois recursos: a tarifa social de energia elétrica e o programa Água Para Todos.

Essas duas possibilidades garantem que as famílias registradas tenham acesso a água e a energia pagando um valor mínimo as companhias.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa gerenciado pelo Governo Federal e a Caixa Econômica Federal e possibilita condições vantajosas para quem quer comprar um imóvel.

Nem todos podem utilizar a ferramenta do programa para financiar uma casa. Mas os registrados no Cadúnico irão conseguir os benefícios do programa.

ID Jovem

O ID Jovem ou Identidade Jovem é um documento muito importante que proporciona benefícios como meia entrada em cinemas e teatros, passagem de ônibus estadual pela metade ou até gratuita, entre outros.

Existem diversos benefícios disponíveis para quem é usuário do Cadastro único e vale a pena se inscrever. Você poderá ter acesso ainda ao Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Idoso, Programa Cisternas, Carta Social, Crédito Instalação e muito mais!

fonte: novobolsafamilia.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *