Entenda as diferenças entre deputado e senador

Dentro do campo da política, existem diversos cargos e por isso pode ser complicado entender a diferença entre as nomenclaturas. Por exemplo, você sabe o que difere um deputado de um senador? Se você não faz ideia dos pontos distintos entre os cargos.

As eleições estão se aproximando e quanto antes você começar a entender sobre os cargos e processos políticos, melhor para direcionar o seu voto corretamente.

Quando o assunto é votação, muita gente ainda tem dúvidas quanto ao cargo para qual estão deixando a sua contribuição. É importante entender bem os processos e para ajudar você pontuamos algumas diferenças fundamentais entre deputado e senador. Confira:

Deputado

Antes de entender os cargos em si, é válido enfatizar que a administração dos municípios, cidades e estados é conjugada em divisões políticas.

No caso do deputado, a esfera política referente é o poder federal. Ou seja, os representantes nomeados serão responsáveis por representar o direito do povo nesse âmbito.

Também fica destinado a este poder político a criação e manutenção de leis ordinárias de teor estadual. No geral, estamos falando dos termos que dizem respeito a Constituição.

Apesar de estar diretamente ligado ao Poder Legislativo, o deputado também atua no Poder Executivo, fiscalizando as contas referentes, por exemplo.

Vale lembrar que está prevista uma grande variação de atividades para o deputado, dependendo das expectativas do estado ou do distrito para o qual estiver servindo.

Os deputados podem ainda, se unir em prol da defesa de uma ideologia ou de alguma questão que tiverem em comum. Um bom exemplo dessa união é a Bancada Ruralista.

Senador

Enquanto os deputados atuam a nível federal, os senadores terão uma amplitude de atuação maior. Os principais objetivos estão voltados para o Poder Legislativo.

Apesar dessas informações, é importante saber que os senadores têm a responsabilidade de fiscalizar as contas do Poder executivo, assim como de julgar crimes relacionados a posições como a de presidente e de vice-presidente.

É previsto pela Constituição que estes encarregados possam criar e garantir a aplicação de leis federais, tendo em vista os termos estabelecidos pela própria Constituição.

Cada estado pode eleger um senador, como nas eleições de 2014. Mas em algumas eleições, há a possibilidade de eleger dois responsáveis para o cargo, como ofi o caso da eleição de 2018.

Como você pôde conferir, tanto o deputado como o senador possuem atividades bastante específicas para suas determinadas áreas, sendo elas de objetivos diferentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *