O que acontece se você não justificar o seu voto?

O voto é muito importante para o funcionamento de cada estado e por isso, estar regular com ele é fundamental para garantir alguns direitos civis.

Você sabia que quem deixa de votar e não justifica a ausência pode sofrer algumas consequências incomodas? Veja a seguir o que pode acontecer com você:

Através do voto, o cidadão seleciona representantes políticos para liderarem os poderes de seu município, estado e país. O voto está entre as obrigações do cidadão e quem deixa de cumprir com ele fica sujeito a consequências.

Impossibilidade de participar de concursos públicos

Anualmente, podem acontecer diversos concursos público e para participar deles, é necessário estar em situação regular com seus deveres.

Por isso, quem pretende prestar concurso público e concorrer com outros candidatos, não pode deixar de voto para as eleições 2020Não esqueça de garantir a regularidade do seu título!

Impedimento de solicitação do passaporte

Uma outra situação que pode acontecer com o cidadão que deixou de votar e não justificou é o impedimento de solicitação do passaporte, ou seja, ficará inviável para o mesmo sair do país. O mesmo se aplica a renovação de carteira de identidade e para a renovação de matrículas de responsabilidade pública.

E vale mencionar ainda que esta regra é válida para eleições de dois turnos. Quem cumpriu na primeira mas foi ausente sem justificativa no segundo turno eleições 2020 se enquadra nas mesmas implicâncias.

Privação de serviços para quem trabalha no setor público

Essa consequência impede que vinculados da rede pública recebam benefícios como salário, remuneração de qualquer gênero, vencimentos, entre outros.

Nestes casos, a suspensão das regalias irá acontecer no segundo mês após ao da eleição em questão. Fique atento às datas lançadas oficialmente!

Negação de empréstimo

Este também é um dos benefícios que se tornam inviáveis para quem não justificou a sua ausência na urna eleitoral, e pode acontecer algum tempo depois da eleição.

Mas é importante mencionar que a privação fica retida a empréstimos bancários a instituição financeira Caixa Econômica Federal e de órgãos da previdência social.

Impedimento de solicitação para a reservista

A reservista é um documento oficial proveniente do serviço militar e comprova que o cidadão em questão se apresentou em um instituto responsável para o serviço.

Este documento pode ser solicitado em diversos âmbitos da sua vida, como por exemplo, ao ser contratado por uma empresa. A pessoa ficará impedida de participar de qualquer atividade que exija a reservista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *